A Procrastinação na Perspectiva Junguiana: Entre o Ócio Criativo e a Sombra da Insegurança
“O adiamento não é apenas preguiça – é um sintoma de que algo em nós resiste ao movimento. O que a alma quer dizer quando o corpo paralisa?” A Procrastinação…
Bebê “Reborn” – O Simbolismo por trás do sintoma
Devemos começar a olhar para a polêmica em torno das bonecas “Reborn” questionando o motivo deste fenômeno ter ganhado a mente do imaginário das pessoas, ou seja, ter virado “moda”….
“Herança Maldita” – o que você carrega da sua família?
A expressão “herança maldita” é amplamente utilizada no contexto político para descrever uma situação em que um novo governo ou administração assume o poder e se depara com problemas graves,…
Resumo do artigo: O retorno de Inana: a mulher em busca do feminino reprimido de Adriane Viola Bacarin
Este artigo fala sobre o mito da deusa Inana, uma figura da mitologia suméria, e como ele pode ajudar as mulheres a reconectar-se com o lado feminino que foi reprimido…
MEMÓRIA CORPORAL: o corpo guarda histórias
Na perspectiva da Psicossomática Junguiana, o corpo não é apenas um veículo físico, mas um arquivo vivo de nossas experiências, emoções e traumas. Ele guarda memórias que, muitas vezes, a…
Herança, Ancestralidade e Autoconhecimento: Rompendo Ciclos e Reconectando com Nossa História
Falar sobre gerações é falar sobre herança. Herança genética, cultural, patrimonial e, principalmente, psíquica. Quantas vezes não nos deparamos com traumas, padrões de comportamento, escolhas amorosas e relações entre pais…
O som do silêncio durante o atendimento psicológico
Durante o atendimento psicológico podemos passar por algumas fases. Ora temos tanta coisa para falar que parece que 50 minutos são 10…Ora vivemos momentos de um silêncio angustiante em que 1…
As vezes é necessário politizar o sofrimento, já que existe algo estrutural que ultrapassa todos nós
Trago diariamente em minhas sessões a importância de termos sim autocrítica sobre nossos pensamentos e ações, mas também autocompaixão para balancear esse nosso lado “carrasco”. Sem autocompaixão só viramos algoz…
Coragem é ter firmeza para enfrentar situações difíceis; não sem medo, mas apesar dele.*
Ouço diversas vezes em meu consultório frases como: “mas estou com medo”; “isso me dá medo”; “mas e se eu fizer isso e…”; “está muito difícil, tenho medo”. E o…